Modelo de Jogo Para Engessar ou Libertar?
Futebol Interativo

Modelo de Jogo Para Engessar ou Libertar?


Carregando...

2021-08-10 09:00:00 |

Modelo de Jogo Para Engessar ou Libertar?

Compartilhe logo whatsapp logo facebook logo linkedin logo twitter
Compartilhe img

Modelo de Jogo para Engessar ou Libertar? Por João Vitor Von Borell Ramalho


Existe um entendimento de “modelo de jogo” que foge da característica do jogo. Quando entendemos o jogo de futebol como um jogo imprevisível sem uma ordem cronológica de acontecimentos, começamos a entender que cada situação de jogo é única e que mais do que criar padrões comportamentais, precisamos criar percepções circunstanciais.

É atraente ao treinador a busca pelo controle de tudo o que está acontecendo no jogo. Ter respostas para tudo e soluções para todos os problemas é algo que a maioria dos Treinadores buscam. Mas, devemos aceitar que nem sempre teremos a resposta para tudo, sendo assim, criar padrões comportamentais, ou algumas regras que limitam a tomada de decisão do atleta, foge da lógica de jogo.

Ao invés de criar padrões, podemos trabalhar na criação de algumas possibilidades aos nossos atletas, permitindo com que ele exteriorize seu poder criativo. Um atleta carrega consigo características próprias do seu jogar, características que foram herdadas e principalmente desenvolvidas com sua prática.

O treinador carrega consigo crenças e ideias que deram certo em outros contextos. A interação entre atleta, companheiro e ideias do treinador irá gerar a identidade coletiva daquela equipe.

Permitir a criatividade do atleta na identidade coletiva é: Criar uma organização onde todos entendam a forma predominante com que eles vão buscar a lógica do jogo (fazer mais gols que o adversário) deixando com que o atleta perceba a melhor decisão mediante ao problema que o jogo irá proporcionar.

Podemos criar grandes princípios, princípios e subprincípios, mas, sempre com o olhar que o atleta que decide no “aqui e agora”.
Entenda que o modelo de jogo sempre será algo que aspiramos ter, ele será mutável com as interações entre atletas, ideias de jogo do treinador, cultura do país, clube.

E como construir o jogar que eu perspectivo ser o ideal? Através de um processo pedagógico de treinamento. Vamos deixar este assunto para um próximo texto. Caso queiram aprender mais sobre a PEDAGOGIA aplicada na prática, me sigam no Instagram!

E aí, gostou do texto? Então deixe seus comentários e aproveite para conhecer os nossos cursos sobre técnica / tática.



Tags

3 comentários

Muito bom!

Oi

bom

Assuntos


Posts em destaque


AO VIVO Assista agora o
MAIOR CONGRESSO DE FUTEBOL DAS AMÉRICAS
ASSISTIR AGORA!