Futebol Interativo
03/08/22 |
Enfermeira e profissional da educação física, apaixonada por futebol. Paixão que nasceu na rua, quando adolescente, ao lado do irmão e dos amigos. Thaís Vendruscolo jogava também na escola. “O futebol também era desenvolvido nas aulas de educação física e sempre foi a modalidade que mais gostava de praticar, participava de campeonatos escolares. Já adulta, estudava de manhã no cursinho e à tarde pude fazer parte da escolinha de futsal da Cavado Bosque (ginásio poliesportivo Gavino Virdes) da minha cidade (Ribeirão Preto). Acredito que por sofrer preconceito por gostar de assistir e praticar o futebol, não despertou o meu interesse e a minha vontade de seguir o caminho dos esportes enquanto profissão”, explica.
Thaís foi Aluna FI do curso de Análise de Desempenho e terminou, recentemente, sua Experiência Prática no Comercial de Ribeirão Preto. Mas a relação dela com a gente já vem de algum tempo. “Em 2018 participei do Congresso FI e vi a palestra de um técnico português que falou que todo treinador de futebol deveria ser analista de desempenho, daí o interesse de entender mais sobre a temática para que lá na frente também ajudasse na minha prática. Fui contemplada da vaga para o América de Natal, porém não pude ir devido à distância, condições financeiras e à família, minha filha tinha apenas 2 anos. Mas não parei mais de me especializar em futebol, fazendo diversos cursos que pude aprender muito com o Futebol Interativo. Fiz o curso de Modelo de jogo, Tática para treinadores, Futebol Feminino”, detalhou a profissional de educação física.
+ Fique por dentro das nossa Especialização de Análise de Desempenho e Mercado!
Medicina? Não. Treinadora de Futebol
Voltando um pouco no tempo, Thaís tentou entrar na faculdade de medicina por três anos e, no último ano de cursinho, resolveu tentar enfermagem e passou na USP. Enquanto cursava a graduação ela voltou a disputar alguns jogos e participar de eventos esportivos da universidade. Treinava atletismo e futsal, continuando seu contato com esportes de alguma forma. Foi após o nascimento da filha, em 2016, que a paixão pelo futebol quanto profissão, ressurgiu.
“Em 2017 eu decidi que queria fazer algo que realmente gostasse e amasse de verdade, fui pensando e descobri que oque eu realmente gostava era de jogar futebol, então gostaria de trabalhar com futebol, abrir uma escola de futebol e para isso precisaria estudar. Comecei estudando sobre como abrir uma escola de futebol, estudei sobre empreendedorismo e vi a necessidade de cursar a graduação em educação física para poder ter a base para poder atuar, dar aulas de futebol”.
Assim ela foi construindo o seu novo caminho profissional. Com muito estudo, se especializando, entendendo o mercado e investindo para construir o seu sonho. Para Thaís, a profissão de analista de desempenho é uma tendência mundial e os clubes devem se organizar para ter um departamento de análise dentro da instituição para que possam disputar os campeonatos em alto nível, uma vez que o trabalho do analista é fundamental, tanto no futebol quanto em outras modalidades.
Sobre o seu período de Experiência Prática no Comercial-RP, ela destaca o aprendizado e a experiência que levará para a sua vida pessoal e profissional. “O estágio em Análise de Desempenho realizado no Comercial Futebol Clube foi uma oportunidade maravilhosa. Participe ido dia a dia de um clube profissional pela primeira vez, aprendi sobre os aplicativos de análises, edições de vídeos, conversar sobre o que devemos priorizar durante uma análise do adversário, participação do treino no campo, posicionamento de jogadores durante as bolas paradas, o que se deve priorizar no relatório a ser entregue ao treinador, além de participar de dois jogos da Copa Paulista ao lado do analista do clube”.
Sobre o seu sonho na modalidade, ela tem claro: “meu sonho e minha vontade é poder trabalhar com futebol, viver disso e quem sabe um dia ser treinadora em um time profissional”. Para isso, ela continua investindo nos estudos. “Atualmente eu curso a Licença C da CBF, aguardo a prática e pretendo desenvolver até o fim do ano experiência prática na Ferroviária, pois participei da primeira turma de Futebol Feminino do FI. Seguirei galgando espaço e prática pra finalmente me estabelecer no mundo do futebol”, finaliza Thaís.
Quero ser um colunista FI