O poder da gestão: saiba como o Fortaleza cresceu com base nisto!
Futebol Interativo

Da série C para um dos grandes times do Brasil atualmente: como a gestão auxiliou o Fortaleza na ascensão


Carregando...

2021-11-22 13:10:00 |

Da série C para um dos grandes times do Brasil atualmente: como a gestão auxiliou o Fortaleza na ascensão

Compartilhe logo whatsapp logo facebook logo linkedin logo twitter
Compartilhe img

O Fortaleza E.C, clube associativo, após longos oito anos na Série C, a gestão auxiliou o Fortaleza na ascensão e o clube conseguiu seu acesso para a Série B de 2018. Nesse mesmo ano foi campeão da competição e garantiu seu acesso para a Série A de 2019 após 13 anos longe da elite. Hoje o Fortaleza briga pelo G4 do campeonato nacional e consequentemente uma vaga direta na Libertadores de 2022.


Em alguns clubes, seus dirigentes e diretores têm outros cargos além do futebol, com isso, essas pessoas não se dedicam 100%, e acabam prejudicando a entidade e o andamento da temporada. Algo que é muito amador, mas comum no futebol brasileiro e representa a falta de profissionalismo no processo.

Um dos diferenciais do Fortaleza foi em 2017, quando trouxe pessoas que estavam focadas nesse processo e soube contar com os profissionais certos em cada função. Para que as coisas comecem a dar certo no futebol, o primeiro passo é a profissionalização de todas as áreas, a dedicação e foco de cada pessoa envolvida nos processos.

Um dos pontos importantes para essa arrancada do Fortaleza foi a seleção da diretoria e membros de forma técnica, deixando a política de lado. O que acontece em muitos clubes é que algumas pessoas caem de “paraquedas” em cargos importantes somente por politicagem, para agradar e ganhar eleição. A maioria são pessoas que não são capacitadas para os tais cargos e são pessoas que não estão alinhadas para uma gestão profissional.

Um clube profissional tem que ter em mente que é necessário ter craques dentro e fora de campo. E um dos primeiros passos do Fortaleza na série B foi a contratação de uma consultoria para montar o planejamento estratégico. Objetivos e metas foram traçados para todas as áreas do clube, trabalhando com a checagem, se estão cumprindo ou não, esse é um processo que facilita a gestão e o controle do bom andamento das atividades. Por meio do planejamento estratégico a diretoria foi qualificada e capacitada, vale ressaltar que esse processo ocorre até hoje. Bons profissionais são aqueles que estão sempre se atualizando e estudando para acompanhar a evolução do mercado.

Há uma grande importância também na comunicação de todos os funcionários. Fazer a comunicação fluir entre todos os setores é essencial para alcançar o sucesso, para que todos os setores estejam alinhados, interligados com o mesmo objetivo, e “remando” no mesmo sentido.


Sempre é válido lembrar que a boa gestão entra em campo. Uma boa gestão faz com que o jogador veja que é um clube sério que conta com grandes profissionais para alcançar os objetivos. O baixíssimo endividamento do Fortaleza, por exemplo, é um fruto da boa gestão. E com isso o jogador sabe que é um clube que vai se esforçar para pagar em dia, que está preocupado em melhorar e modernizar sua estrutura, o atleta consegue perceber que a área do marketing funciona, ver que estão engajando com o torcedor, público aumentando. Além do que, o setor de marketing é de suma importância para captação de receitas em diversas áreas diferentes. E isso tudo influencia no jogo.

O Fortaleza foi e ainda é um grande exemplo de como a gestão mudou os rumos esportivos do clube e a meta é se transformar em um clube auto-sustentável, que tenha capacidade de se manter e evoluir cada vez mais. Para isso foram feitos investimentos em cada área, contratando pessoas inteligentes e qualificadas para cada cargo. Percebe-se a profissionalização do futebol em todo esse processo e, querendo ou não, a gestão de um clube influencia diretamente nos resultados em campo. A gestão em qualquer lugar direciona os caminhos, e a boa gestão faz crescer, independente do modelo de gestão adotado, o caminho para obter sucesso dentro e fora de campo é a competência administrativa.

O Leão já mostrou que uma boa gestão consegue transformar uma equipe em vitoriosa. Se você quer aprender com os profissionais que fizeram e fazem parte desse processo, inscreva-se em nossa Super Live que será realizada em parceria com o Fortaleza Esporte Clube.

Tags

0 comentários

Assuntos


Posts em destaque


AO VIVO Assista agora o
MAIOR CONGRESSO DE FUTEBOL DAS AMÉRICAS
ASSISTIR AGORA!