Como Estruturar o Mesociclo de Treinamento
Futebol Interativo

Como Estruturar o Mesociclo de Treinamento


Carregando...

2021-08-13 09:00:00 |

Como Estruturar o Mesociclo de Treinamento

Compartilhe logo whatsapp logo facebook logo linkedin logo twitter
Compartilhe img

Como Estruturar o Mesociclo de Treinamento por Leonardo Alves


Você sabe como organizar um mesociclo? E como essa estruturação pode impactar no processo de ensino-aprendizagem do seu atleta? Essas e outras respostas você confere agora. Boa leitura!

A organização dos conteúdos em médio e longo prazo é um grande desafio para todo treinador e sua comissão técnica. Dentro do mesociclo de treinamento é preciso ter uma distribuição racional dos temas abordados com a intenção de potencializar a assimilação dos atletas.

Mesociclo é o planejamento de médio prazo, sendo um aglomerado de microciclos em determinado período de tempo. Para isso é importante haver um planejamento que englobe a realidade e peculiaridades de cada equipe. Existem algumas estratégias para atingir os objetivos, uma delas é o Ciclo PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir) usado em grandes empresas com o intuito de ajudar no cotidiano, veja mais sobre essa relação de processos e treinamentos no meu último artigo, intitulado "Reflexões Para Uma Semana de Treinamentos Estruturados".

Os objetivos precisam estar bem claros. Aí entra o grande desafio, elencá-los em determinado período e organizar de forma racional seguindo uma sequência pedagógica e com possíveis interações entre conteúdos. 

Essa organização é primordial para que o trabalho desenvolvido tenha norteadores, gerando economia no tempo gasto para ensinar algo e aumentando a eficiência da sessão de treino.

O mesociclo pode ter conteúdos distintos e até mesmo opostos, assim vale ressaltar que deve haver uma interação lógica. Fragmentar os temas em pequenos pontos e distribuir dentro do tempo pode ajudar na sequência pedagógica, evolução da complexidade e assimilação por parte dos atletas. 

Vejam dois exemplos abaixo: 

1) Tema (Técnico): Passe

Área de contato com a bola > Ajuste do pé de apoio > Perfilamento corporal > Levantar a cabeça > Velocidade do gesto 

2) Tema (Tático): Último terço 

Passes que rompem linhas > Infiltração > Ultrapassagem > Cruzamento > Movimentações Específicas

Essa fragmentação ajuda na organização, partindo do menos para o mais complexo.

A distribuição dos conteúdos em determinado período precisa ter mais de uma capacidade abordada, relacionando os temas para aumentar a eficiência das sessões de treino. Há várias formas de executar isso, por exemplo ter temas ofensivos e defensivos que interagem, mas vai da criatividade e didática de cada treinador para potencializar o desenvolvimento dos atletas. 

Cada grupo terá as suas peculiaridades, sendo assim a definição dos métodos para alcançar os objetivos tem grande relevância dentro deste processo de organização. Ainda há a discussão entre os métodos tradicionais e sistêmicos de ensino-aprendizagem, mas essa escolha só depende de qual contexto está inserida a equipe. Um jogador de uma equipe adulta quando comparado com outro jogador da categoria de base pode até ter algumas carências semelhantes, mas no geral são totalmente diferentes. O ponto é que cada atleta possui experiências vividas antes da nossa intervenção, terão atletas em um mesmo clube que aos 12 anos já jogaram competições internacionais e outros que estavam jogando na várzea até pouco período atrás. Portanto para definir um método vale saber em qual capacidade cognitiva de assimilação dos conteúdos seus atletas estão inseridos. 

O treinador precisa ser o caminho a ser percorrido por cada um de seus atletas. Nós treinadores somos o meio do processo entre carências e êxitos, nosso papel é relacionar estímulo de treino e resposta dos atletas, gerando comportamentos que são induzidos pelos exercícios propostos.

E aí, gostou do texto? Então deixe seus comentários e aproveite para conhecer nossos cursos da área técnica / tática.

Tags

10 comentários

Parabéns pelo excelente texto O planejamento e a organização é a base para atingir os objetivos

Show de bola. Excelente conteúdo!

Muito top! Ótima reflexão para os tipos de atletas inseridos em um mesmo grupo! Sucesso!!!

Show

Professor Leonardo, muito interessante seu texto, parabéns.

Show de bola, muito interessante a

Show de bola, muito interessante a

professor leonardo, muito bom seu texto, parabens.!

Da hora!!

Topp

Assuntos


Posts em destaque


AO VIVO Assista agora o
MAIOR CONGRESSO DE FUTEBOL DAS AMÉRICAS
ASSISTIR AGORA!